Sunday, June 25, 2006

Começou a Copa do Mundo

A frase é batida, e dia sim dia não alguém usa. Mas esta é a minha vez de usá-la: PortugalxHolanda, especialmente o segundo tempo, marcou o verdadeiro começo da Copa - tudo que houve antes ficou com cheiro de prólogo. E, no final, ainda teve Felipão fazendo trenzinho no banco de Portugal - desde já a imagem da Copa.

O que vimos foi uma clara vitória de futebol gaúcho, onde os Robben e Van Persie da vida aprenderam que futebol se joga TAMBÉM com os pés e a técnica, mas que não é jogo pra firuleiros. Acho até que eles podem chegar com força em 2010 depois da aula do professor Felipão.

Figo mostrou que é jogador de muito mais presença do que eu mesmo pensava, com cabeçadas e simulações quando necessárias. Nada mal pra quem começou questionando o Felipão. Já o Deco vinha bem, mas se mostrou um autêntico português no lance da expulsão. Pena, porque o time entra mais fraco contra a Inglaterra (a ausência de Costinha é reforço pra Portugal). Mas, olha: vai ser difícil parar o Felipão. 11 vitórias seguidas, e contando...


Ainda a mitologia

1 - Felipão vs Van Basten???

Fala sééério...

2 - Para além de jogadores, eu tenho dois ídolos no futebol: Felipão e Parreira. Esta semana foi uma alegria só. Antes do espetáculo-Felipão de hoje, teve a rasteira do Parreira nos críticos na quinta-feira, com um autêntico futebol-moleque (e não me refiro a dribles, e sim a substituir o goleiro, por exemplo). Desde então, os críticos andam mais perdidos que cegos em tiroteio, e ao invés de brigarem com o Parreira, brigam entre eles. Para além da parte "espírito de porco" de tudo isso (que pra mim já bastaria), tem ainda uma genialidade de condução da equipe. Alguns andam temendo que o Brasil entre com o time de 1 a 11 do começo da Copa. Não percebem que, depois de quinta, podem até entrar as mesmas camisas, mas não os mesmos jogadores. Ou vocês acham que eles querem carregar a culpa de desclassificarem o Brasil depois de os garotos mostrarem o serviço que eles não tinha mostrado? O jogo foi uma genial sacudida de Parreira nos seus titulares, que sõ tem como melhorar o Brasil, independente de escalação favorita. Eu tenho a minha (a mesma desde sempre, com Juninho entrando no lugar do Adriano), mas seja qual for, eu sei que será melhor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home