Thursday, June 15, 2006

A Copa do Mundo é nossa

Vamos aproveitar este nobre espaço para falar sobre Copa do Mundo, simplesmente porque senão não vai ter mais nada para se comentar já que a minha vida se resume a isso neste mês...

Como estou começando atrasado esta "cobertura", não vou tentar dar cotações jogo a jogo até aqui, nem sequer comentar cada aspecto dos que vi, e sim dar uma geral sobre temas que me chamaram a atenção, tanto com seríssimas análises técnicas e táticas, como com inúteis piadas e tiradas... Espero fazer um dia a dia a partir daqui.

- Nunca vi tantas peladas num período tão curto de tempo. Na média, os jogos desta primeira fase costumam ser bem sofríveis, entre seleções sem condições de estarem aqui a sério (e que dificultam o futebol jogado pelo adversário por se fecharem ou correrem demais sem muita direção), e seleções fortes morrendo de medo da vergonha de não passarem de fase.
Eu vi só um jogo de futebol que se possa chamar assim, ou seja, disputado por duas equipes que podiam ganhar com justiça e alguma qualidade: Gana x Itália (anoto os poucos jogos que perdi: o da Argentina, o de Portugal e o primeiro tempo de Alemanha x Polônia). Fora isso, houve duas belas exibições de times em treinos aplicados de ataque contra defesa: República Tcheca (que no meu bolão está fazendo final com o Brasil) e Espanha. O resto foi dividido entre peladas divertidas (Austrália e Japão, Togo e Coréia do Sul, Alemanha e Costa Rica, Irã e México), peladas insuportáveis (França e Suiça, Inglaterra e Paraguai/Trinidad e Tobago, Suécia e Trinidad e Tobago/Paraguai) e o sofrimento do jogo do Brasil.

- sobre o Brasil, confirmou-se o óbvio: Ronaldão e Adriano juntos não dá, e nem fazia tanta diferença o fato do Ronaldo estar zumbi e o Adriano no seu normal. Eu continuo defendendo a mesma escalação de sempre, a que tem Juninho e Kaká no meio, e Ronaldinho + um centroavante (a essas alturas não faz muita diferença entre os 3 que lá estão) na frente. Não colocar o Juninho pra jogar é burro taticamente, mas também tecnicamente, uma vez que é o jogador em melhor fase no momento (junto com Kaká, claro). O Robinho pra mim só funciona entrando no segundo tempo, que é a posição ideal para ele.

de resto algumas observações da semana:
- os coreanos deviam ser obrigados a cortar e pintar os cabelos de cores diferentes, como os japoneses fazem. bem mais fácil de diferenciá-los na TV.

- no bolão em que participo, todo mundo (eu inclusive) apostou no Zico contra o Gus Hiddink. ou é muita ignorância histórica ou muita falta de crença na mitologia da Copa.

- se pegar o cara que fez o gol de Togo e colocar no time de Gana, teríamos finalmente um time africano forte. Gana criou boas jogadas contra a Itália, mas simplesmente ninguém conseguia chutar no time inteiro. já Togo não criava uma só jogada, mas quando a bola caía no pé do Kader, sempre saía um senhor chute ao gol. sei não, mas se ele trocar de vestiário acho que ninguém ia perceber...

- eu estou tranquilo de pegar a Itália. o time está jogando bem e ganhou seu jogo. a Itália que mete medo mesmo é aquela dos empates na primeira fase, da classificação sofrida na última rodada, com gol de bunda em impedimento.

- já a Argentina... ai ai.

- temo que a França nunca mais venha a fazer um gol.
(se bem que se a Suécia conseguiu tudo é possível... menos o Paraguai, claro)

- tá, falaram pra caramba do Ronaldo, e com justiça. mas alguém viu o Henry ou o Shevchenko em campo na primeira rodada? Gerrard só entrou em campo hoje aos 46 minutos. sem falar nos outros supostos craques-revelação, tipo Adebayor de Togo (atuação ridícula como seu cabelo),

- já Rosicky, Robben e Pirlo jogaram bola pra caralho.

2 Comments:

Blogger Guilherme Martins said...

Henry nem achei que foi totalmente mal, o problema foi só aqueles chutes de moça.. Mas tbem, o técnico é dose, se negando a pôr o Trezeguet pra empurrar pra dentro as jogadas do Henry...

8:18 PM  
Blogger Eduardo Valente said...

acho difícil vc descontar, justamente, os chutes de moça, já que o cara está ali, entre outras coisas, para ser um artilheiro.

mas, mais do que isso, o que me incomoda é o que o chute de moça realmente significa: um nervosismo/medo acima do normal. afinal, ele sabe chutar forte, a gente sabe disso.

9:11 PM  

Post a Comment

<< Home